Escola do Futuro
Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE)
ICH/Municípios
Alô Professor
Ciência Hoje na Escola
ICH/Bradesco
Globo Ciência e Globo Universidade
ICH/Fundação Roberto Marinho
Pequenos Cientistas
ICH/Fundação Padre Anchieta
Acessa SP
Acesso à Internet
Cursos EAD
Serviços do Governo
(Acessa + Poupatempo)
Rede de Projetos
Oficinas de Aprendizado
Régua de índices
ICH
CHC Online –
162.322 visitantes mês
CH online
236.916 visitantes mês
PCHAE
600.000 alunos atendidos
13.600 professores beneficiados
Acessa SP
Portal Acessa
2.883.491 Visitas ao portal
2.855.923 Usuários cadastrados
Postos Acessa
76.639.806 Atendimentos presenciais
633 municípios atendidos
999 postos de atendimento instalados
ICH
Campanhas “Aquecimento Global – A Ciência pode ajudar e Ciência Vale a Pena” – ICH/Rede Globo.
Certificação como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil
ICH vencedor do prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Objetivo número 2 -Educação de qualidade para todos – Governo Federal/ PNUD/ONU.
Acessa SP
Programa vencedor do prêmio Acesso ao Conhecimento 2013 da Fundação Bill e Melinda Gates
Certificação NBR ISO 9001: 2008
Destaque no evento Inventando Futuros, sobre os avanços da Internet na sociedade atual e tendências para o futuro, realizado na Tenda Cultural Ortega Y Gasset, da USP
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O Ambiente de Aprendizagem Científico e Tecnológico é um projeto que mobiliza instrumentos de construção de conhecimento dentro do conceito de cidade digital. A proposta é disponibilizar conteúdos digitais dedicados para educação formal (estudantes e educadores no ambiente escolar), e não formal (população em geral em postos de acesso), além oferecer manutenção e atualização do parque tecnológico dos laboratórios de informática das escolas e criar ações para comunicar e estimular a participação de todos os envolvidos.
O projeto combina conteúdos educacionais e a garantia de acesso banda larga, seja no meio urbano ou rural, dentro ou fora da escola. No ambiente escolar, tem agregado uma estratégia de utilização articulada com o currículo e com suporte ao professor. O objetivo é estimular a construção de conhecimento de forma colaborativa e o uso da tecnologia para resolver problemas cotidianos e desafios da comunidade.
São objetivos do Ambiente de Alfabetização Científico e Tecnológico:
• Incorporação dos recursos tecnológicos no cotidiano dos cidadãos.
• Adoção, por jovens e adultos, de uma postura científica no cotidiano e a mobilização do conhecimento para resolução de problemas da comunidade.
• Promoção da inclusão digital no meio urbano e rural.
• Diminuição da evasão escolar.
• Incorporação dos recursos tecnológicos como instrumentos pedagógicos por parte dos educadores.
• Melhoria global da educação, refletida nos mecanismos de avaliação (IDEB, ANA, Prova BRASIL, SARESP, IDESP, etc.).
Para ofertar todos os recursos previstos, a estratégia de desenvolvimento do projeto prevê:
• Criação e implantação de um Portal Digital Interativo
- Conteúdos dedicados para educação formal e não formal:
- estruturados em Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs)
- articulados com as diretrizes curriculares,
- apresentados nos principais formatos digitais (jogos educativos, livros digitais, áudio livros, vídeos, software de atividades e experimentos),
- atendendo às diversas áreas do conhecimento e aos diferentes níveis de desenvolvimento dos indivíduos.
• Disponibilização de acesso em banda larga no ambiente urbano e rural.
• Estruturação de postos de atendimento (incluindo áreas rurais, pontos instalados em escolas, em praças e parques) equipados com internet, tablets e desktops (8.456 equipamentos instalados), monitores capacitados (1.135), sala de estudos, etc.
• Atualização e manutenção do parque tecnológico dos laboratórios de informática das escolas.
Estratégia de desenvolvimento
O projeto piloto será desenvolvido para 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de 20 municípios do Estado de São Paulo, que foram selecionados estrategicamente em função do baixo desempenho apresentado no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
A população destes municípios totaliza 210.276 habitantes, sendo 167.294 em zona urbana e 42.982 em zona rural.
Escolas, alunos e professores
Em relação ao público beneficiado na educação formal destes municípios tem-se o seguinte cenário:
Cidades
Avaliação dos resultados
O processo de avaliação ficará sob responsabilidade da Escola do Futuro/USP, e os impactos do projeto serão avaliados por meio de coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos:
• Pesquisa de avaliação de impacto em educadores, estudantes e famílias
• Levantamento de Número de usuários cadastrados
• Levantamento de número de acesso aos conteúdos
• Levantamento de tempo de utilização dos conteúdos
• Levantamento de taxa de ocupação dos postos de atendimento
• Pesquisa de avaliação de satisfação pelos usuários - Grau de satisfação
O grau de inserção na sociedade também será avaliado por meio de levantamento e análise da repercussão na mídia (jornais, revistas, blogs, redes sociais, etc).