O que é o Projeto

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    O Ambiente de Aprendizagem Científico e Tecnológico é um projeto que mobiliza instrumentos de construção de conhecimento dentro do conceito de cidade digital. A proposta é disponibilizar conteúdos digitais dedicados para educação formal (estudantes e educadores no ambiente escolar), e não formal (população em geral em postos de acesso), além oferecer manutenção e atualização do parque tecnológico dos laboratórios de informática das escolas e criar ações para comunicar e estimular a participação de todos os envolvidos.

    O projeto combina conteúdos educacionais e a garantia de acesso banda larga, seja no meio urbano ou rural, dentro ou fora da escola. No ambiente escolar, tem agregado uma estratégia de utilização articulada com o currículo e com suporte ao professor. O objetivo é estimular a construção de conhecimento de forma colaborativa e o uso da tecnologia para resolver problemas cotidianos e desafios da comunidade.

     

     

Objetivos

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    São objetivos do Ambiente de Alfabetização Científico e Tecnológico:

     

     Incorporação dos recursos tecnológicos no cotidiano dos cidadãos.

     

    • Adoção, por jovens e adultos, de uma postura científica no cotidiano e a mobilização do conhecimento para resolução de problemas da comunidade.

     

    • Promoção da inclusão digital no meio urbano e rural.

     

    • Diminuição da evasão escolar.

     

    • Incorporação dos recursos tecnológicos como instrumentos pedagógicos por parte dos educadores.

     

    • Melhoria global da educação, refletida nos mecanismos de avaliação (IDEB, ANA, Prova BRASIL, SARESP, IDESP, etc.).

     

     

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    Para ofertar todos os recursos previstos, a estratégia de desenvolvimento do projeto prevê:

     

    • Criação e implantação de um Portal Digital Interativo

    - Conteúdos dedicados para educação formal e não formal:

    - estruturados em Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs)

    - articulados com as diretrizes curriculares,

    - apresentados nos principais formatos digitais (jogos educativos, livros digitais, áudio livros, vídeos, software de atividades e experimentos),

    - atendendo às diversas áreas do conhecimento e aos diferentes níveis de desenvolvimento dos indivíduos.

     

    • Disponibilização de acesso em banda larga no ambiente urbano e rural.

     

    Estruturação de postos de atendimento (incluindo áreas rurais, pontos instalados em escolas, em praças e parques) equipados com internet, tablets e desktops (8.456 equipamentos instalados), monitores capacitados (1.135), sala de estudos, etc.

     

    • Atualização e manutenção do parque tecnológico dos laboratórios de informática das escolas.

     

     

Estratégia de desenvolvimento

Público beneficiado

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    O projeto piloto será desenvolvido para 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de 20 municípios do Estado de São Paulo, que foram selecionados estrategicamente em função do baixo desempenho apresentado no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

     

    A população destes municípios totaliza 210.276 habitantes, sendo 167.294 em zona urbana e 42.982 em zona rural.

    Escolas, alunos e professores

    Em relação ao público beneficiado na educação formal destes municípios tem-se o seguinte cenário:

Cidades

Avaliação dos resultados

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    O processo de avaliação ficará sob responsabilidade da Escola do Futuro/USP, e os impactos do projeto serão avaliados por meio de coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos:

     

    • Pesquisa de avaliação de impacto em educadores, estudantes e famílias

    • Levantamento de Número de usuários cadastrados

    • Levantamento de número de acesso aos conteúdos

    • Levantamento de tempo de utilização dos conteúdos

    • Levantamento de taxa de ocupação dos postos de atendimento

    • Pesquisa de avaliação de satisfação pelos usuários - Grau de satisfação

     

    O grau de inserção na sociedade também será avaliado por meio de levantamento e análise da repercussão na mídia (jornais, revistas, blogs, redes sociais, etc).