Espaços de aprendizagem para a geração 21

A proposta considera o potencial dos mais diferentes espaços – dentro e fora da escola – como parte de um ambiente educativo complexo e integrado, valorizando a conexão entre espaços, relações pessoais e saberes formais e não formais. Os diversos ambientes são integrados à proposta educacional e podem ser estruturados de acordo com os estágios de desenvolvimento dos alunos para acolher estudantes, educadores e familiares, estabelecendo vínculos entre suas vivências e a construção conjunta de conhecimentos.  A solução envolve ainda a revisão de currículos, o desenvolvimento de materiais de apoio para alunos e professores, formação permanente para educadores e ampliação da utilização de tecnologias de informação e comunicação, encorajando o aprendizado pela experimentação e reafirmando o papel da escola como espaço de interação e promoção de cidadania.

  Conheça os projetos relacionados

O que é

Integra unidades de Ensino Infantil e Fundamental aos parques, criando um ambiente de aprendizagem lúdico e vivencial para os estudantes com potencial para envolver as famílias e toda a comunidade. A Escola Parque é um espaço de aprendizagem e de construção de conhecimento relacionado a experiências de lazer, de socialização, de contato e preservação da natureza e de pesquisa.

Estratégias

Para estudantes

  • Criação de espaços educativos nos parques, com a mínima intervenção nos recursos ambientais.
  • Disponibilização de roteiros de pesquisas e de brincadeiras que integram os espaços da escola e do parque.

Para educadores

  • Ações específicas de formação realizadas nas escolas e nos parques, de acordo com referências locais e diferentes etapas de ensino.

Para familiares e comunidades                    

  • Visitas monitoradas aos parques com opções de roteiros de pesquisa e de lazer.

O projeto na prática
O que é

O projeto valoriza o planejamento do espaço físico escolar como um dos pilares do processo alfabetização e letramento, consolidando a escola como um ambiente aberto, interdisciplinar, que estimula o desenvolvimento global dos estudantes, permite que ampliem suas vivências e seu espectro de leitura do mundo, em um processo que se constrói também a partir da aprendizagem de leitura e escrita de palavras.

Estratégias

Para estudantes

  • Acesso a materiais de apoio exclusivos.
  • Planejamento do espaço das salas de aula como áreas de pesquisa e descoberta.
  • Ampliação da utilização de tecnologias de informação e comunicação na escola.
  • Estruturação de ambientes como laboratório, ludoteca, biblioteca, ateliê de arte e ciência e espaços de prática de esportes e de contato com a natureza.

Para educadores

  • Ações de formação continuada com materiais de apoio exclusivos.
  • Apoio para elaboração de propostas de reestruturação de currículos, de planejamento e de recursos de avaliação e acompanhamento.

Para familiares e comunidades                    

  • Definição de espaços de acolhimento no ambiente escolar.
  • Realização de atividades culturais e de lazer abertas à comunidade.

O projeto na prática

O que é

Elaborado com a consultoria de especialistas em Educação, ciências, artes e arquitetura, o projeto propõe a transformação de espaços e práticas com foco na aprendizagem. Os ambientes escolares são redimensionados e estruturados de forma a favorecer a pesquisa, o aprendizado pela vivência e pela experimentação, o debate e a construção conjunta de conhecimentos, estimulando a interação com diversas formas de linguagem e expressão.

Estratégias

Para estudantes

  • Planejamento e estruturação de espaços de aprendizagem voltados à leitura, arte, ciência, esportes, linguagens e tecnologia e de áreas de acolhimento e convivência.
  • Reformulação de áreas de uso comum, como refeitórios, banheiros e salas de aula que são desenhados como espaços de pesquisa e descoberta.

Para educadores

  • Ações de formação com foco na elaboração de projetos interdisciplinares e no trabalho coletivo.

Para familiares e comunidades                    

  • Realização de atividades culturais e de lazer no ambiente escolar.