Destacamos cases relacionados às nossas soluções de aprendizagem.

Criamundi – Mundos do Zé
Município Carapicuíba, SP.
Período 2014.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Carapicuíba.
Etapa de ensino Educação Infantil.
Instrumentos de aprendizagem Conjunto Criamundi Mundos do Zé.
Fique por dentro
Resultados
• Ampliação do acervo de recursos disponíveis para educadores e estudantes tanto na escola quanto em casa.
• Inovação nas práticas pedagógicas da Educação Infantil.
• Ampliação da sociabilidade e das habilidades de expressão e comunicação das crianças.
• Avanços das crianças no que se refere às habilidades de observação e de compreensão do mundo natural e social.
• Familiarização de educadores, alunos e comunidades diversas linguagens, inclusive a digital.
• Aquisição de hábitos saudáveis e de noções de autocuidado.
• 90% dos alunos atingiram as expectativas definidas pelo MEC para a Educação Infantil.
• Aumento da participação dos pais na educação escolar das crianças.
Depoimento
“Nossos alunos terminaram esse ciclo da Educação infantil com o pensamento mais criativo, estudando o ambiente e compreendendo melhor o mundo natural e social. Conquistaram autonomia, criando hábitos saudáveis e de autocuidado e, principalmente desenvolveram a linguagem. Isso permite às nossas crianças chegarem ao primeiro ano do Ensino Fundamental muito mais seguras e confiantes.”
Aparecida da Graça Carlos, Secretária de Educação de Carapicuíba
Instrumentos de aprendizagem – Revista Ciência Hoje das Crianças

Pinhal Educa
Município Espírito Santo do Pinhal, SP.
Período 2014.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Pinhal, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Instituto Ciência Hoje e AcessaSP.
Etapa de ensino 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Jogo Cosmos, Visual Class, Revista Ciência Hoje das Crianças.
Fique por dentro
Resultados
• Atualização do parque tecnológico das escolas, com garantia de acesso à internet de alta velocidade.
• Familiarização de educadores, alunos e comunidades com diversas linguagens tecnológicas.
• Inovação nas práticas pedagógicas e mudanças na postura de educadores e de alunos que se tornaram mais ativos no processo de ensino e aprendizagem.
• Ampliação da integração entre recursos tecnológicos e conteúdos curriculares.
Depoimento
“Trabalhar com apresentações multimídia foi fantástico porque estava fora daquilo que eu estava acostumada em sala de aula. Houve um envolvimento muito grande dos pais e também dos alunos.”
Maria Inês Benassi, professora do Ensino Fundamental da rede municipal de Espírito Santo do Pinhal
Instrumentos de aprendizagem – Revista Ciência Hoje das Crianças

Município Suzano, SP.
Período 2015.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Suzano.
Etapa de ensino 4º ano do Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Conjuntos da série Vida em Comunidade – Eixo Educação Ambiental
Fique por dentro
Resultados
• Integração dos temas transversais ao currículo escolar por meio de trabalho com projetos interdisciplinares.
• Melhoria nos índices de leitura e escrita.
• Ampliação do interesse dos estudantes por temas relacionados a Ciências.
• Mudanças de atitude de alunos, professores, gestores, funcionários, familiares e pessoas da comunidade no que se refere à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade.
• Valorização do potencial educativo de instrumentos lúdicos por parte dos professores.
• Melhoria do relacionamento entre os alunos.
• Aumento da integração entre turmas dentro de cada escola.
• Avanços no envolvimento dos professores em projetos ambientais.
• Aproximação entre a escola e a comunidade e participação ativa das famílias nos projetos.
Depoimento
“Eu descobri que o que eu aprendo na escola faz diferença para a vida da comunidade.
Filipe de Campos, estudante.
“A motivação que a criança ganha com o projeto faz com que ela assimile melhor o conteúdo das aulas.”
Arnaldo Marinho Júnior, Secretário de Educação.

Mestres Escritores
Município Carapicuíba, SP.
Período 2014.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Carapicuíba.
Etapa de ensino Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Conjunto Mestre dos Contos
Fique por dentro
Resultados
• Inovação nas práticas de educadores das turmas de alfabetização.
• Desenvolvimento da oralidade e das habilidades de leitura visual e escrita dos alunos.
• Ampliação das habilidades de comunicação e expressão dos estudantes.
• Familiarização de educadores, alunos e comunidades com os recursos digitais do Portal Letramundi e com as ferramentas de socialização e publicação de conteúdos.
• Integração entre jogos, materiais digitais e recursos de aprendizagem convencionais.
• Valorização dos estudantes como autores e criadores de conteúdos.
• Melhoria nos índices educacionais: 90% dos alunos atingiram as expectativas definidas pelo MEC para a Educação Infantil.
• Maior envolvimento das famílias no processo de ensino e aprendizagem, com acompanhamento das atividades realizadas em casa e em sala de aula e participação em eventos na escola.
Depoimentos
“O ganho que nós temos é imediato: é a motivação dos profissionais, dos professores envolvidos, da comunidade, das crianças e dos pais. Isso, sem sombra de dúvida, tem um efeito na qualidade do aprendizado, na capacidade que as crianças desenvolvem de ler e de escrever.”
Sérgio Ribeiro, Prefeito de Carapicuíba
“Eu fiquei muito encantado aqui porque vi uma integração de pais, alunos e professores em um projeto muito amarrado, muito articulado. Para chegar a esse ato de contar histórias, contar uma história sua, uma história que você cria, você tem de saber ler, você tem que saber interpretar o que leu e criar a partir do que você leu. Esse meninos saíram com essa confiança, com o sentimento de que podem escrever.”
José Arrabal, autor de livros infantojuvenis convidado para o evento de encerramento do Projeto em Carapicuíba

Ciência da diversidade
Município Santana do Parnaíba, SP.
Período 2013.
Parceiros Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba.
Etapa de ensino alunos de 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Revista Ciência Hoje das Crianças.
Fique por dentro
Resultados
• Inovação das práticas pedagógicas dos educadores que passaram a trabalhar com foco na curiosidade científica em projetos interdisciplinares.
• Valorização de práticas de leitura e escrita.
• Integração de práticas e instrumentos científicos no cotidiano escolar, com a utilização de atividades de experimentação.
• Ampliação do envolvimento dos alunos nas atividades e projetos.
• Desenvolvimento de uma postura mais ativa por parte dos alunos, que se tornaram pesquisadores.
• Desenvolvimento de postura científica por parte de professores e alunos.
• Ampliação do interesse das famílias e da comunidade por ações realizadas na escola a partir dos projetos apresentados pelos alunos em uma mostra realizada no município.
Depoimento
“A gente percebeu o envolvimento dos professores nesse projeto, às vezes mudando algo aqui ou algo ali, para adequar às necessidades dos alunos. Por isso que para cada escola teve uma abordagem diferente.”
Cleber Hernandes, Supervisor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Santana de Parnaíba

Na onda do mar
Município Embu das Artes, SP.
Período 2003.
Parceiros Secretaria de Educação de Embu das Artes.
Etapa de ensino 4ª e 5ª séries.
Instrumentos de aprendizagem Revista Ciência Hoje das Crianças.
Fique por dentro
Resultados
• Inovação das práticas pedagógicas dos educadores que passaram a estimular a investigação e a pesquisa de campo.
• Integração de práticas e instrumentos científicos no cotidiano escolar, com a utilização de recursos além do livro didático e a realização de atividades fora da sala de aula.
• Ampliação do envolvimento dos alunos nas atividades e projetos.
• Desenvolvimento de uma postura mais ativa por parte dos alunos, que passaram a valorizar seus questionamentos como base para pesquisas significativas e ponto de partida para seus estudos.
• Adoção de atitudes mais sustentáveis por parte de educadores e alunos.
Depoimento
“Foi uma oportunidade única de ver o meio ambiente com outros olhos. Quem conhece o litoral como fonte de lazer não o conhece como nós estamos conhecendo agora, ou seja, percebendo a variedade de animais e plantas, as diferenças do clima, e até a forma como as pessoas daqui vivem.”
Adriana Araújo, professora da rede municipal de Embu das Artes

Curiosidade em ação
Município Franco da Rocha, SP.
Período 2011.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Franco da Rocha (parceria de 2010 a 2012).
Etapa de ensino Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Revista CHC
Fique por dentro
Resultados
• Melhoria nos índices de leitura e escrita.
• Inovação das práticas pedagógicas dos educadores que se envolveram mais ativamente em propostas de trabalho por projetos, com ações interdisciplinares.
• Ampliação das atividades de pesquisa e de produção de texto, em diferentes gêneros.
• Desenvolvimento de uma postura mais ativa por parte dos alunos, que se tornaram pesquisadores.
• Integração de práticas e instrumentos científicos no cotidiano escolar, com a utilização de atividades de experimentação.
• Ampliação do envolvimento dos alunos nas atividades e projetos escolares.
• Desenvolvimento de postura científica por parte de professores e alunos.
• Maior valorização por parte de estudantes, professores e gestores para ações voltadas à comunidade.
• Ampliação do interesse das famílias e da comunidade por ações realizadas na escola.
Depoimento
“Só o fato de o professor manipular diferentes materiais junto às crianças, conseguir despertar na criança o interesse pela Ciência, a curiosidade, já eleva muito o padrão da Educação dentro do município”.
Ellen Garcia, secretária de Educação.
Instrumentos de aprendizagem – Revista Ciência Hoje das Crianças

Ciência 2.0
Município Rio de Janeiro, RJ.
Período 2011.
Parceiros Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro.
Etapa de ensino Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Revista Ciência Hoje das Crianças.
Fique por dentro
Resultados
• Os professores passaram a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em novas práticas educativas.
• Expansão do universo de pesquisa a partir do uso da tecnologia, com formas alternativas de busca e construção de conhecimento.
• Integração de práticas e instrumentos científicos no cotidiano escolar.
• Ampliação do envolvimento dos alunos nas atividades e projetos.
• Desenvolvimento de uma postura mais ativa por parte dos alunos, que se tornaram pesquisadores.
• Valorização da postura científica por parte de professores e alunos.
Depoimento
“No começo eu tive um pouco de dificuldade, mas o suporte da formação me ajudou com as dúvidas e me estimulou a superá-las. Hoje, termos como experimentos, vídeos, blogues e Internet fazem parte da rotina na minha sala de aula.”
Aline Lobo, professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

Comunidade em ação
Município Botucatu, SP.
Período 2003.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação (instituição parceira de 2003 a 2009).
Etapa de ensino Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Revista CHC
Fique por dentro
Resultados
• Melhoria nos índices de leitura e escrita.
• Conscientização e mudança de hábitos para redução do consumo de água, preservação do meio ambiente e promoção de cuidados com a saúde.
• Aumento das doações de sangue no município.
• Inovação das práticas pedagógicas dos educadores que se envolveram mais ativamente em propostas de trabalho por projetos, com ações interdisciplinares.
• Integração entre ações realizadas na escola e em outras instituições do município.
• Inovação das práticas pedagógicas dos educadores que se envolveram mais ativamente em propostas de trabalho por projetos, com ações interdisciplinares.
• Desenvolvimento de uma postura mais ativa por parte dos alunos, que se tornaram pesquisadores.
• Integração de práticas e instrumentos científicos no cotidiano escolar, com a utilização de atividades de experimentação.
• Desenvolvimento de postura científica por parte de professores e alunos.
• Maior valorização por parte de estudantes, professores e gestores para ações voltadas à comunidade.
• Envolvimento das famílias e da comunidade em ações realizadas na escola.
Depoimento
“Muitos alunos levam a revista para a casa e isso tem despertado o interesse nos pais e irmãos. Este programa tem mostrado também que além da curiosidade pelos assuntos científicos, os alunos estão adquirindo o gosto pela leitura. Ainda estamos na metade do programa, mas já estamos sentindo melhoria do trabalho dos professores e dentro da sala de aula. A ciência é o foco central, mas o programa pode ser usado em qualquer disciplina, como português e matemática”.
Gilberto Borges, secretário de Educação de Botucatu
“A minha vó sempre pede para ver a revista. Com o programa aprendi que o ser humano pode comer flores. Aprendo muito com a revista”
Tatiane Regina Silva, estudante.
“O retorno das oficinas foi muito positivo. O programa tem como desafio transformar a criança em uma pessoa mais crítica e pesquisadora e os professores têm conseguido atingir este objetivo. O programa ressalta a importância de valorizar no professor as habilidades de recriar o seu trabalho, recriando-se nele”.
Angela de Almeida Mogadouro Calil, professora e coordenadora das oficinas pedagógicas do projeto.
Instrumentos de aprendizagem – Revista Ciência Hoje das Crianças

Descobertas além da escola
Município Diadema, SP.
Período 2011.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Diadema (parcerias de 2010 a 2012).
Etapa de ensino Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Revista Ciência Hoje das Crianças.
Fique por dentro
Resultados
• Desenvolvimento de uma postura mais ativa por parte dos alunos, que se tornaram pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento.
• Melhoria nos índices de leitura e escrita.
• Inovação das práticas pedagógicas dos educadores que passaram a trabalhar com foco na curiosidade científica em projetos interdisciplinares.
• Integração de práticas e instrumentos científicos no cotidiano escolar, com a utilização de novas atividades de experimentação.
• Desenvolvimento de postura científica por parte de professores e alunos.
• Ampliação do envolvimento dos alunos nas atividades e projetos.
• Ampliação do interesse das famílias e da comunidade por ações realizadas na escola.
Depoimento
“O estudo da localidade fez com que as crianças se percebessem como parte integrante da História, refletissem sobre o desenvolvimento da comunidade e comparassem com a vida dos antigos moradores. Isso possibilita ao aluno entender que a História dos livros é construída pela ação de diversas pessoas de diferentes classes sociais”.
Mônica Monge, professora.
“Hoje eu entendo que a história é feita de pessoas! Sei que a independência aconteceu por necessidade das pessoas, assim como a construção da rodovia”
Diego Freitas, estudante.
“É muito importante que as crianças saiam da escola e interajam com a cidade”
Ricardo Silvério, secretário do Meio Ambiente.

Cidadania, sustentabilidade e empreendedorismo
Município Franco da Rocha, SP.
Período 2011.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Franco da Rocha.
Etapa de ensino Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Conjunto Vida em Comunidade – Empreendedorismo
Fique por dentro
Resultados
• Melhoria do desempenho dos alunos em leitura e escrita.
• Ampliação do uso das bibliotecas escolares e das bibliotecas públicas municipais.
• Mudanças de atitude de alunos, professores, gestores, funcionários, familiares e pessoas da comunidade no que se refere à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade.
• Desenvolvimento de projetos significativos no contraturno escolar.
• Identificação de expectativas e realização de projetos individuais e coletivos dos alunos.
• Aproximação entre a escola e a comunidade e participação ativa das famílias nos projetos.
• Reconhecimento de uma das escolas participantes do projeto com o selo Escola Solidária, uma iniciativa do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, Unicef e OEI que destaca escolas como núcleos de cidadania.
Depoimento
“Tínhamos um sonho de ir ao cinema. Somos empreendedores, fomos ver o filme juntos e foi ótimo! Aprendi muito mais do que a ler e a escrever.”
Guilherme, aluno do 4º ano da Escola Municipal Parque Montreal, em Franco da Rocha, SP
Instrumentos de aprendizagem – Série Vida em Comunidade Ideias para ser feliz – Empreendedorismo

Período 2012.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde de Araçoiaba da Serra.
Etapa de ensino Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Conjunto da Série Vida em Comunidade – Dengue.
Fique por dentro
O início do projeto concentrou suas ações em duas frentes: a formação de agentes de saúde e de professores do Ensino Fundamental para tornarem-se multiplicadores de conhecimento, informando e envolvendo a comunidade em ações de eliminação do mosquito e prevenção da dengue.

Os agentes de saúde receberam materiais específicos de formação e exploraram os recursos do conjunto Vida em Comunidade – Na cola do Mosquito. Todos foram capacitados pelos formadores para trabalhar diretamente com as famílias nas casas e nas comunidades, utilizando as propostas de textos e jogos, esclarecendo dúvidas e propondo ações de cuidado e prevenção.

A partir da leitura, dos experimentos, jogos e outras ações realizadas nas escolas, os estudantes criaram peças de teatro, radionovelas e músicas sobre a dengue, organizaram gincanas para a detecção de focos do mosquito, mobilizando familiares e vizinhos na limpeza de terrenos e quintais e se transformaram os principais agentes da campanha de combate à doença no município.
Resultados
• Eliminação da contaminação por dengue no município.
• Definição de uma barreira que evitou a migração do mosquito de municípios vizinhos.
• Integração entre agentes de saúde e educadores com resultados efetivos para a comunidade.
• Conscientização e mobilização de instituições e da comunidade para ações voltadas a prevenção.
• Melhoria do desempenho dos alunos em leitura e escrita.
• Maior valorização do trabalho cooperativo dentro e fora da escola.
• Ampliação do interesse dos alunos pelo aprendizado de temas de ciência e saúde.
• Conscientização e mudanças de atitude de alunos, professores, gestores, funcionários, familiares e pessoas da comunidade no que se refere à preservação do meio ambiente.
• Aproximação entre a escola e a comunidade e participação mais ativa das famílias nos projetos.
Depoimento
“É importante que todos promovam a saúde e contribuam para uma comunidade sem dengue, participando das campanhas e disseminando as informações. Todos devem ser agentes nessa campanha. É fundamental prevenir”.
Eduardo Leite Croco, Secretário de Saúde de Araçoiaba da Serra em 2012.
Recursos de aprendizagem
Instrumentos de aprendizagem – Série Vida em Comunidade – Dengue

Literatura – Arte em palavras
Município Osasco, SP.
Período 2011.
Parceiros Secretaria de Educação de Osasco.
Etapa de ensino Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Revista Ciência Hoje das Crianças e livros de Literatura.
Fique por dentro
Resultados
• Mudança de atitude dos professores, que passaram a ser leitores mais frequentes e mudaram suas práticas pedagógicas.
• Ampliação do interesse dos alunos por obras literárias dos mais diversos gêneros e autores.
• Ampliação do acervo de obras literárias nas escolas e nas casas dos alunos e educadores.
• Aumento significativo na frequência e na procura por livros nas bibliotecas do município.
• Melhoraria dos índices de leitura e letramento do município.
• Intensificação do hábito de leitura entre os alunos do Ensino Fundamental e seus familiares.
Depoimento
“Não se trata de um evento pontual. É um legado que certamente mudará a forma como estudantes e professores lidam com o livro e a leitura.”
Mazé Favarão, Secretária de Educação de Osasco, SP
Vídeo Projeto Arte em Palavras
Instrumentos de aprendizagem – Revista Ciência Hoje das Crianças

Ciência para todos
Município Guarulhos, SP.
Período 2006.
Parceiros Secretaria de Educação de Guarulhos, SP (parceria de 2005 a 2010).
Etapa de ensino Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.
Instrumentos de aprendizagem Revista CHC.
Fique por dentro
Resultados
• Alunos de todas as etapas de ensino desenvolveram uma postura mais ativa e se tornaram pesquisadores e multiplicadores de conhecimento.
• Melhoria nos índices de leitura e escrita.
• Maior envolvimento dos estudantes que se tornaram protagonistas nos projetos propostos.
• Desenvolvimento de postura científica por parte de professores e alunos.
• Inovação das práticas pedagógicas dos educadores que passaram a trabalhar com foco na curiosidade científica e em projetos interdisciplinares.
• Integração de práticas e instrumentos científicos no cotidiano escolar, com a utilização de atividades de experimentação.
• Ampliação do interesse das famílias e da comunidade por ações realizadas na escola.
Depoimento
“Nós temos sentido esse retorno da comunidade e os pais demonstram a satisfação em ter uma escola pública de qualidade.”
Nery Travassos, coordenadora de Núcleo de Educação Infantil e Fundamental em Guarulhos.
“As crianças hoje são muito mais críticas. Elas pesquisam muito e pegaram muito gosto pela leitura. Com esse trabalho eu progredi como professora, auxiliando as crianças a progredirem também”.
Tânia Souza Silva, professora.
Instrumentos de aprendizagem – Revista Ciência Hoje das Crianças