NOSSAS SOLUÇÕES NA PRÁTICA
Destacamos cases relacionados às nossas soluções de aprendizagem.





.
NOSSAS INSPIRAÇÕES
Destacamos cases relacionados às nossas soluções de aprendizagem.
Município Carapicuíba, SP.
Período 2014.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Carapicuíba.
Etapa de ensino Educação Infantil.
Instrumentos de aprendizagem Conjunto Criamundi Mundos do Zé.
Fique por dentro
Resultados
• Ampliação do acervo de recursos disponíveis para educadores e estudantes tanto na escola quanto em casa.
• Inovação nas práticas pedagógicas da Educação Infantil.
• Ampliação da sociabilidade e das habilidades de expressão e comunicação das crianças.
• Avanços das crianças no que se refere às habilidades de observação e de compreensão do mundo natural e social.
• Familiarização de educadores, alunos e comunidades diversas linguagens, inclusive a digital.
• Aquisição de hábitos saudáveis e de noções de autocuidado.
• 90% dos alunos atingiram as expectativas definidas pelo MEC para a Educação Infantil.
• Aumento da participação dos pais na educação escolar das crianças.
Depoimento
“Nossos alunos terminaram esse ciclo da Educação infantil com o pensamento mais criativo, estudando o ambiente e compreendendo melhor o mundo natural e social. Conquistaram autonomia, criando hábitos saudáveis e de autocuidado e, principalmente desenvolveram a linguagem. Isso permite às nossas crianças chegarem ao primeiro ano do Ensino Fundamental muito mais seguras e confiantes.”
Aparecida da Graça Carlos, Secretária de Educação de Carapicuíba
Instrumentos de aprendizagem – Revista Ciência Hoje das Crianças
Município Suzano, SP.
Período 2015.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Suzano.
Etapa de ensino 4º ano do Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Conjuntos da série Vida em Comunidade – Eixo Educação Ambiental
Fique por dentro
Resultados
• Integração dos temas transversais ao currículo escolar por meio de trabalho com projetos interdisciplinares.
• Melhoria nos índices de leitura e escrita.
• Ampliação do interesse dos estudantes por temas relacionados a Ciências.
• Mudanças de atitude de alunos, professores, gestores, funcionários, familiares e pessoas da comunidade no que se refere à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade.
• Valorização do potencial educativo de instrumentos lúdicos por parte dos professores.
• Melhoria do relacionamento entre os alunos.
• Aumento da integração entre turmas dentro de cada escola.
• Avanços no envolvimento dos professores em projetos ambientais.
• Aproximação entre a escola e a comunidade e participação ativa das famílias nos projetos.
Depoimento
“Eu descobri que o que eu aprendo na escola faz diferença para a vida da comunidade.
Filipe de Campos, estudante.
“A motivação que a criança ganha com o projeto faz com que ela assimile melhor o conteúdo das aulas.”
Arnaldo Marinho Júnior, Secretário de Educação.
Município Carapicuíba, SP.
Período 2014.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Carapicuíba.
Etapa de ensino Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Conjunto Mestre dos Contos
Fique por dentro
Resultados
• Inovação nas práticas de educadores das turmas de alfabetização.
• Desenvolvimento da oralidade e das habilidades de leitura visual e escrita dos alunos.
• Ampliação das habilidades de comunicação e expressão dos estudantes.
• Familiarização de educadores, alunos e comunidades com os recursos digitais do Portal Letramundi e com as ferramentas de socialização e publicação de conteúdos.
• Integração entre jogos, materiais digitais e recursos de aprendizagem convencionais.
• Valorização dos estudantes como autores e criadores de conteúdos.
• Melhoria nos índices educacionais: 90% dos alunos atingiram as expectativas definidas pelo MEC para a Educação Infantil.
• Maior envolvimento das famílias no processo de ensino e aprendizagem, com acompanhamento das atividades realizadas em casa e em sala de aula e participação em eventos na escola.
Depoimentos
“O ganho que nós temos é imediato: é a motivação dos profissionais, dos professores envolvidos, da comunidade, das crianças e dos pais. Isso, sem sombra de dúvida, tem um efeito na qualidade do aprendizado, na capacidade que as crianças desenvolvem de ler e de escrever.”
Sérgio Ribeiro, Prefeito de Carapicuíba
“Eu fiquei muito encantado aqui porque vi uma integração de pais, alunos e professores em um projeto muito amarrado, muito articulado. Para chegar a esse ato de contar histórias, contar uma história sua, uma história que você cria, você tem de saber ler, você tem que saber interpretar o que leu e criar a partir do que você leu. Esse meninos saíram com essa confiança, com o sentimento de que podem escrever.”
José Arrabal, autor de livros infantojuvenis convidado para o evento de encerramento do Projeto em Carapicuíba
Município Franco da Rocha, SP.
Período 2011.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Franco da Rocha.
Etapa de ensino Ensino Fundamental.
Instrumentos de aprendizagem Conjunto Vida em Comunidade – Empreendedorismo
Fique por dentro
Resultados
• Melhoria do desempenho dos alunos em leitura e escrita.
• Ampliação do uso das bibliotecas escolares e das bibliotecas públicas municipais.
• Mudanças de atitude de alunos, professores, gestores, funcionários, familiares e pessoas da comunidade no que se refere à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade.
• Desenvolvimento de projetos significativos no contraturno escolar.
• Identificação de expectativas e realização de projetos individuais e coletivos dos alunos.
• Aproximação entre a escola e a comunidade e participação ativa das famílias nos projetos.
• Reconhecimento de uma das escolas participantes do projeto com o selo Escola Solidária, uma iniciativa do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, Unicef e OEI que destaca escolas como núcleos de cidadania.
Depoimento
“Tínhamos um sonho de ir ao cinema. Somos empreendedores, fomos ver o filme juntos e foi ótimo! Aprendi muito mais do que a ler e a escrever.”
Guilherme, aluno do 4º ano da Escola Municipal Parque Montreal, em Franco da Rocha, SP
Instrumentos de aprendizagem – Série Vida em Comunidade Ideias para ser feliz – Empreendedorismo
Fique por dentro
O início do projeto concentrou suas ações em duas frentes: a formação de agentes de saúde e de professores do Ensino Fundamental para tornarem-se multiplicadores de conhecimento, informando e envolvendo a comunidade em ações de eliminação do mosquito e prevenção da dengue.
Os agentes de saúde receberam materiais específicos de formação e exploraram os recursos do conjunto Vida em Comunidade – Na cola do Mosquito. Todos foram capacitados pelos formadores para trabalhar diretamente com as famílias nas casas e nas comunidades, utilizando as propostas de textos e jogos, esclarecendo dúvidas e propondo ações de cuidado e prevenção.
A partir da leitura, dos experimentos, jogos e outras ações realizadas nas escolas, os estudantes criaram peças de teatro, radionovelas e músicas sobre a dengue, organizaram gincanas para a detecção de focos do mosquito, mobilizando familiares e vizinhos na limpeza de terrenos e quintais e se transformaram os principais agentes da campanha de combate à doença no município.
Resultados
• Eliminação da contaminação por dengue no município.
• Definição de uma barreira que evitou a migração do mosquito de municípios vizinhos.
• Integração entre agentes de saúde e educadores com resultados efetivos para a comunidade.
• Conscientização e mobilização de instituições e da comunidade para ações voltadas a prevenção.
• Melhoria do desempenho dos alunos em leitura e escrita.
• Maior valorização do trabalho cooperativo dentro e fora da escola.
• Ampliação do interesse dos alunos pelo aprendizado de temas de ciência e saúde.
• Conscientização e mudanças de atitude de alunos, professores, gestores, funcionários, familiares e pessoas da comunidade no que se refere à preservação do meio ambiente.
• Aproximação entre a escola e a comunidade e participação mais ativa das famílias nos projetos.
Depoimento
“É importante que todos promovam a saúde e contribuam para uma comunidade sem dengue, participando das campanhas e disseminando as informações. Todos devem ser agentes nessa campanha. É fundamental prevenir”.
Eduardo Leite Croco, Secretário de Saúde de Araçoiaba da Serra em 2012.
Recursos de aprendizagem
Instrumentos de aprendizagem – Série Vida em Comunidade – Dengue