Mestre dos Contos Impresso e Digital

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Hora de embarcar em grandes aventuras, de imaginar, criar, de mergulhar nos livros e também no mundo digital; de se encantar e, principalmente, de ler, contar e escrever histórias.

O conjunto paradidático foi especialmente planejado por especialistas e desenvolvido para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reúne recursos de aprendizagem impressos e digitais alinhados às propostas curriculares da Educação. Combinados, esses recursos promovem o apoio à alfabetização e letramento, incentivam a educação tecnológica, estimulam o desenvolvimento das competências linguísticas esperadas para os primeiros anos do Ensino Fundamental e apoiam a consolidação da autonomia dos estudantes na produção e compreensão de textos, destacando o potencial das narrativas e dos contos, e valorizando as vivências e o potencial de cada aluno como autor.

Sob consulta

Mestre dos Contos Impresso


Recursos Impressos

Contém: 1 livro-álbum Sopa de Letrinhas, 1 livro autoral Meu Primeiro Livro de Contos, 1 conjunto Minicontos em Cenas, 1 conjunto Meus cenários de minicontos, 1 Guia para a Família, 1 Guia para Educadores Escolares e 1 caixa ilustrada para guardar os materiais.

Textos: Bianca Encarnação, María Del Carmen Guadalupe Chude.

Ilustrações: Al Stefano, Alex Rodrigues e Fabiana Faiallo (livro Sopa de Letrinhas).

Aplicações: Apoio à alfabetização, Língua Portuguesa, artes e literatura.

Faixa etária: 6 a 8 anos

ISBN: 978-85-61853-27-3

1ª edição: 2012

Mestre dos Contos Digital


Recursos Digitais

Contém: 1 ambiente digital para estudantes e professores, 50 jogos digitais, 52 vídeos de histórias, 8 livros digitais, 9 objetos de aprendizagem digitais em “Conte seu conto”, 100 itens digitais em “Ateliê de histórias” e 42 Desafios digitais.

Textos: Célia de Mello Chueire, Monica Pina, Ruth Barros e Tatiana Marques.

Ilustrações: Al Stefano, Alex Rodrigues, Fabiana Faiallo, Gregório Moreira.

Desenvolvimento: Marcel Hideki Kinoshita, Raphael Scupinari Vecchi, Nilton Varoto, Bruno Galindo.

Aplicações: Apoio à alfabetização, Língua Portuguesa, artes e literatura.

Faixa etária: 6 a 8 anos

1ª edição: 2020

  Conteúdo impresso

 


Uma história contada por imagens, que aborda de modo intuitivo e poético a relação da criança com a leitura e a escrita desde os primeiros anos de vida, convidando os pequenos a refletir sobre suas próprias descobertas no mundo das letras.

 


Um conjunto de 26 cenas que convida a criança a se aventurar pelos caminhos da leitura imagética, da narração e da escrita. São ilustrações de vários estilos, relacionadas ao cotidiano, com uma boa dose de fantasia e referências ao código alfabético.


A melhor de todas as histórias ainda vai ser inventada! Esse material é a base para que cada criança descubra seu potencial de autor e escreva e ilustre seu primeiro livro de contos.


Uma série de sugestões de cenários convida as crianças a desenhar histórias e a criar ambientes, personagens e situações, com espaço para o registro escrito no verso.


Um guia impresso e um DVD com sugestões para explorar o potencial criativo das crianças, estimulando a criação de histórias em diversas linguagens.


Informações sobre o desenvolvimento infantil e a alfabetização e dicas para que os pais participem ativamente da aprendizagem de seus filhos.


A caixa tem uma ilustração exclusiva e é produzida em material resistente, ideal para a criança guardar e transportar os materiais.

  Conteúdo Digital

 


Os recursos digitais Mestre dos Contos estão reunidos em um ambiente digital composto por diferentes gêneros de objetos digitais de aprendizagem para estudantes e para professores:

 


Desenvolvidos por especialistas em alfabetização, apoiam o estudante na consolidação de etapas do processo de leitura e escrita, de uma forma lúdica, divertida. Os jogos convidam as crianças a ouvir, contar, inventar, desenhar, ler e escrever histórias, contando com o potencial das narrativas e dos contos como principal estratégia de aprendizagem.


Histórias contadas e animadas exclusivas que se apropriam da linguagem audiovisual para motivar o interesse pela leitura e escrita, e que proporcionam a ampliação do repertório do estudante para que aprenda a planejar, recriar e criar seus próprios contos.


Com histórias interativas, os livros incentivam à leitura e apoiam o estudante no entendimento estrutural do texto literário e, assim, o auxilia a planejar e produzir o seu livro autoral.


Objetos digitais de aprendizagem divididos entre livros digitais e atividades interativas que estimulam o estudante a escrever, conduzindo-o a ensaiar novas criações e dar os primeiros passos rumo à produção do seu livro de contos.


Uma grande biblioteca que reúne personagens, cenários e situações, que propõem ao estudante compreender os principais elementos de uma narrativa, a combiná-los na criação de novas histórias e construção de contos.


Recursos que oferecem interações para engajar o estudante na resolução de desafios digitais ao explorar palavras, imagens e sons.


Recursos exclusivos para os professores, a fim de apoiá-los na elaboração de estratégias para o processo de alfabetização, e ajudá-los a promover o protagonismo das crianças e o engajamento das famílias em atividades de leitura e escrita.

Outros instrumentos de aprendizagem para essa fase

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Jogos e aplicativos Mestre dos Contos

Elaborados com a consultoria de especialistas em Educação e dimensionados de acordo com as diferentes etapas de aprendizagem, os jogos e aplicativos propõem desafios voltados para a alfabetização e letramento.
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Série Vida em Comunidade

A série destaca temas emergentes organizados nos eixos Saúde, Sociedade e Cultura, Mundo do Trabalho e Educação Ambiental, com propostas lúdicas que envolvem estudantes, professores e comunidades em projetos interdisciplinares, promovendo avanços na aprendizagem e contribuindo para a Educação e a cidadania.
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Visual Class

Um programa de autoria que integra tecnologia aos conteúdos curriculares, com recursos para criação de projetos, aulas e apresentações que podem ser elaborados e apresentados em computadores, tablets e smartphones.