Gestão e suporte
Durante os programas, educadores e outros profissionais contam com o apoio de formadores com sólida formação pedagógica e acadêmica e com grande experiência na atuação em ambientes educacionais


OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
A aprendizagem é o principal objetivo das nossas propostas formativas e entendemos a aprendizagem como um processo intrinsecamente social, que se apoia nas relações interpessoais e que sempre acontece num contexto cultural determinado.
[…] a Educação não se pode reduzir ao ensino, pois sua missão está vinculada diretamente ao processo de viver. Aprender a viver é o objeto da Educação, e essa aprendizagem necessita transformar a informação em conhecimento, os conhecimentos em sapiência (sabedoria e ciência) e incorporar essa sapiência à vida.
Edgar Morin.
Nossa metodologia de formação privilegia critérios de mediação como a intencionalidade, a reciprocidade e o significado, buscando uma aprendizagem autônoma e efetiva. São utilizadas estratégias específicas para atender aos objetivos de cada proposta formativa, oferecendo ao educador a oportunidade de aprender e de aplicar suas propostas de atividades e de projetos e, assim, de assumir uma nova postura.
Modalidades
Os programas podem ser desenvolvidos presencialmente, à distância ou com os dois modelos combinados e são organizados módulos, circuitos ou oficinas, com carga horária definida de acordo com os objetivos de aprendizagem, o perfil dos participantes, o planejamento das instituições e a disponibilidade dos profissionais envolvidos.
Avaliação e certificação
Em todos os programas de formação há propostas de autoavaliação e ferramentas de avaliação e análise que estimulam as reflexões dos professores sobre seu desenvolvimento e fundamentam o trabalho dos formadores. Além disso, todos os participantes recebem um certificado com indicação de conteúdo e de carga horária.


GESTÃO E SUPORTE


PÚBLICO
Professores
Os programas investem no diálogo com os educadores por meio de uma proposta formativa em consonância com o planejamento e a prática dos docentes em sala de aula, de modo a atender aos interesses e necessidades dos estudantes. Nossa formação conduz os professores à construção coletiva, à elaboração de projetos a partir dos interesses de seus alunos, à problematização de situações, à realização de pesquisas e à organização de informações.
Gestores de redes escolares
As nossas propostas de formação envolvem encontros com as equipes gestoras para compartilhar projetos e definir os objetivos dos programas educacionais em andamento em suas redes, favorecendo a corresponsabilização pelo processo de formação continuada dos docentes.
Agentes educacionais
Elaboramos oficinas de treinamento com foco educacional para agentes de diferentes frentes – saúde, meio ambiente, transporte, trabalho, entre outras – para orientá-los no desenvolvimento de ações que possam estimular a geração de projetos e contribuir com a disseminação de informações junto às comunidades.
Facilitadores de formação para profissionais de organizações e empresas
Os programas de formação para treinamento profissional são customizados e oferecem aos participantes referenciais teóricos, orientação pedagógica, suporte tecnológico e acompanhamento durante todas as etapas de formação, para apoiar a implantação de novas práticas no cotidiano das instituições.


RECURSOS
As atividades propostas nas ações formativas são desenvolvidas com o apoio de instrumentos impressos e digitais, projetos audiovisuais, jogos, ferramentas para trabalho de campo, aplicativos digitais, simuladores entre outras ferramentas que permitem que eles realmente vivenciem as situações de ensino e aprendizagem e se tornem multiplicadores de conhecimentos.


COMUNICAÇÃO
Ao introduzir ferramentas de tecnologia e comunicação em seu cotidiano, os educadores ampliam seus recursos para compartilhar informações de forma mais eficaz, tanto com seus pares quanto com alunos e comunidades.
Conheça os programas de formação da Letra e Ponto que podem ser integrados às nossas soluções de aprendizagem ou aplicados em projetos de educativos e corporativos.

Programa Criamundi

Solução relacionada Programa de desenvolvimento integral da criança.
Público Professores da Educação Infantil (turmas de 4 e 5 anos).
Carga horária 36 horas
O programa Criamundi – Desenvolvendo Talentos da Infância na Escola e na Família apoia os professores da Educação Infantil e os orienta na utilização de instrumentos de aprendizagem específicos, elaborados com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral da criança.
Organização do programa
Estação 1: Mundo das Linguagens
Estação 2: Mundo das Linguagens – Arte
Estação 3: Mundo das Descobertas
Estação 4: Mundo das Conquistas
Estação 5: Mundo das Linguagens 2
Estação 6: Mundo das Descobertas 2
Estação 7: Mundo das Conquistas 2

Programa Mestre dos Contos

Solução relacionada Ambiente de alfabetização e letramento.
Público Professores alfabetizadores e dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.
Carga horária 41 horas.
O programa de formação docente trabalha a arte do conto imagético e verbal no processo de alfabetização e sensibiliza os educadores para aprimorar o uso de tecnologias e estratégias didáticas na formação de leitores e escritores competentes, capazes de se expressar e de compreender e interferir na realidade, percebendo-se como protagonistas de sua própria história.
Organização do programa
Etapa 1 – Módulo Linguagens da Arte
. Encontro 1 : Contos em Cenas
. Encontro 2 : Contos em Ação
. Oficina 1: Narrativas Visuais
Etapa 2 – Módulo Ambiente de Criação do “Mestre dos Contos”
. Encontro 3: Era Uma Vez
. Encontro 4: Ensaios em Minicontos
. Oficina 2: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Etapa 3 – Módulo Academia de Letrinhas
. Oficina 3: Como Produzir um Livro de Contos
. Oficina 4: Aprendizagem Colaborativa e Conexão com a Comunidade
. Encontro 5: Meu Primeiro Livro de Contos

Programa Eureca!

Solução relacionada Programa de Educação Científica.
Público Professores do ensino fundamental.
Carga horária 24 horas-aula divididas em 6 encontros presenciais + 6 horas não presenciais.
Este módulo tem a proposta de preparar os professores por meio da prática experimental para que realizem com seus alunos atividades que motivem questionamentos e debates, rompendo com visões reducionistas sobre a Ciência.
A partir de experimentos realizados durante os encontros, os formadores exploram questões como “O que aconteceu?”, “Por que aconteceu?” e “Como aconteceu?”, destacando as hipóteses dos participantes para depois construir coletivamente as fundamentações teóricas que explicam os fenômenos estudados.
Organização do programa
Encontro 1: Ciência com gosto de açúcar.
Encontro 2: Os fenômenos cíclicos da natureza.
Encontro 3: Transformações nos automóveis.
Encontro 4: O problema da vida.
Encontro 5: Reflexões sobre Ciência e o fazer pedagógico.
Encontro 6: Eureca!!!

Programa o Mundo sob a Ótica da Ciência

Solução relacionada Programa de Educação Científica.
Público Professores do ensino fundamental.
Carga horária 20 horas-aula divididas em 5 encontros presenciais.
Os professores são instigados a descobrir novas formas de fazer leituras do mundo sob a ótica da Ciência, explorando a revista Ciência Hoje das Crianças e seus textos científicos, jogos e experimentos e relacionando os conteúdos com os objetivos de aprendizagem em sala de aula, com a elaboração de um plano anual de trabalho, e a reflexão sobre a dimensão social do conhecimento e sobre a importância de compartilhá-lo na comunidade escolar.
Organização do programa
Estação 1: Oficina de leitura de textos científicos
Estação 2: Oficina de jogos para educação científica
Estação 3: Oficina de experimentos científicos
Estação 4: Oficina de Divulgação Científica
Estação 5: Planos de aula e projetos de Divulgação Científica

Programa Aventure-se no Conhecimento

Solução relacionada Programa de Educação Científica
Público Professores do ensino fundamental.
Carga horária
24 horas-aula divididas em 6 encontros presenciais + 6 horas não presenciais.
Tem o objetivo de habilitar professores a atuar na condução de atividades de Ciências com seus alunos, preparando-os para proporcionar uma aprendizagem mais efetiva e orientando-os sobe o tratamento científico de problemas organizados nos campos das Ciências Naturais, Geografia e História. Além disso, o programa propõe ao docente vivenciar novas experiências que ampliam sua consciência e estimulam o olhar multidisciplinar sobre aspectos econômicos, políticos, históricos, culturais, éticos e estéticos.
Organização do programa
Encontro 1: Ler o mundo.
Encontro 2: Pesquisar e pensar.
Encontro 3: Estudo de campo: A aventura de conhecer o mundo.
Encontro 4: Aprendendo com o ambiente.
Encontro 5: Sistematizando informações sobre o estudo de campo.
Encontro 6: Ambientes e coleções.
Oficinas

Leitura de Texto de Divulgação Científica

Público Professores do ensino fundamental.
Carga horária 4 horas.
O que diferencia um cientista de um “cidadão comum”? Essa é uma pergunta para ser explorada durante a oficina, que destaca o diálogo entre os diferentes tipos de texto e os textos científicos e insere a divulgação científica no universo infantil, incentivando o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental.

Instalações Educativas Tridimensionais

Carga horária 4 horas
A oficina busca levar ao professor a trabalhar com formas de expressão tridimensionais, criando instalações que, de maneira lúdica, transmitam ideias, conhecimentos e informações e criem novas formas de mostrar a aprendizagem escolar à comunidade e comunicar o resultado final dos projetos de pesquisa.
A proposta envolve uma experiência lúdica e prazerosa, que estimula a sensibilidade, a criatividade, o senso estético e reflexivo e estimula o desenvolvimento de habilidades de criação, representação e comunicação e as reflexões e críticas no ambiente da escola.

Programa Desafios e Experiências

Solução relacionada Programa de Educação Científica.
Público Professores do ensino fundamental.
Carga horária 24 horas-aula divididas em 6 encontros presenciais + 6 horas não presenciais.
O programa habilita o professor a planejar e conduzir processos ativos de aprendizagem, valorizando a leitura e a comunicação, incorporando estratégias de aprendizagem desenvolvidas em grupos de trabalho coletivo para o ensino de Ciência e incorporando trabalhos por projetos, ações com focos em centros de interesses, pesquisa e experimentação.
Organização do programa
Encontro 1: A informação.
Encontro 2: Projetos de trabalho.
Encontro 3: Dos centros de interesse ao projeto de trabalho.
Encontro 4: Pesquisa e experimentação.
Encontro 5: Sistematizando informações.
Encontro 6: Painel de conclusão das atividades.

Aventure-se na cidade

Solução relacionada Programa de Educação Científica.
Público Professores do ensino fundamental.
Carga horária 20 horas-aula divididas em 5 encontros presenciais.
O programa que propõe o estudo de campo como um meio de desenvolver o pensamento científico dos professores e, consequentemente, de seus alunos. A proposta de formação é desenhada como um projeto de pesquisa que envolve a comparação de realidades e paisagens do local onde é realizado. Cada momento da formação representa um espaço para reflexão sobre os desafios da vida social e contribui com a construção de uma visão ampla do ambiente e da vida urbana, além de gerar uma predisposição à preservação do ambiente natural, investindo em modos de vida que impactem a realidade local com planos de melhoria da qualidade de vida.
Organização do programa
Estação 1 – Ler o mundo
Estação 2 – Equipados para a aventura
Estação 3 – Uma trilha pelo espaço humano
Estação 4 – Reflexões sobre o estudo de campo
Estação 5 – Ambientes da cidade
Oficinas

Jogos para Educação Científica

Público Professores do ensino fundamental.
Carga horária 4 horas.
A proposta destaca o valor do lúdico na aprendizagem e a exploração de diferentes áreas da Ciência no cotidiano de forma divertida. Jogar permite organizar o pensamento, planejar ações e tomar decisões e durante o jogo os participantes experimentam situações que revelam caminhos para a relação com os outros e a relação com as regras e normas, a capacidade de pensar antes de agir, entre outras habilidades.

Programa Casa de Curioso

Solução relacionada Programa de Educação Científica.
Público Professores do ensino fundamental.
Carga horária 20 horas-aula divididas em 5 encontros presenciais.
Neste circuito formativo os professores refletem sobre as diferentes formas de incorporar a prática experimental às suas aulas, de modo a desenvolver o pensamento científico dos alunos. Nos primeiros encontros são trabalhados conceitos de Física, Química e Biologia e as últimas etapas do programa convidam os educadores a assumirem o papel de aprendizes nas áreas de Ciências da Comunicação e Informação e de Artes Visuais.
Organização do programa
Estação 1: A doce transformação do açúcar.
Estação 2: Fenômenos cíclicos da natureza.
Estação 3: Transformações nos seres vivos.
Estação 4: Experiência e transformação.
Estação 5: Feira de Ciências.

Programa Ateliê de Ciência e Arte

Solução relacionada Programa de Educação Científica.
Público Professores do ensino infantil e fundamental.
Carga horária
16 horas-aula divididas em 4 encontros presenciais + 4 horas não presenciais.
Destacando a curiosidade e a criatividade, características essenciais de crianças e cientistas, a proposta potencializa as habilidades pessoais dos professores na compreensão e utilização de diferentes linguagens artísticas para estimular na criança a observação, a reflexão e imaginação e orienta o educador em sua atuação para desenvolver a aptidão do estudante para a Ciência. O programa procura ainda resgatar o poder do lúdico no aprendizado de Ciência, por meio do trabalho com contação de histórias, atividades com música, pintura e outras formas de expressão.
Organização do programa
Encontro 1: Começo de conversa – Ver, contar e recontar.
Encontro 2: Brincar com água, Ciência e pincel.
Encontro 3: Mãos de Gepetto e ideias de cientista.
Encontro 4: Tapetes contadores de história.
Oficinas

Alfabetização Cartográfica

Carga horária 4 horas
Com uma proposta de trabalho cooperativo e lúdico, a oficina orienta o educador a partir do desenho do espaço vivido e percebido pelos estudantes para estudar mapas e trabalhar com ferramentas digitais de localização. O encontro oferece a oportunidade de revisitar conceitos de lateralidade, proporção, coordenadas e o uso de bússolas, legendas e escala numérica, para desenvolver habilidades de representação espacial bidimensional e tridimensional e descobrir novas formas de ler e criar esboços, plantas, mapas e maquetes.
Desde 2001, já atendemos há cerca de 20 mil professores, com uma taxa adesão de mais de 90% às nossas ações formativas em diferentes projetos. Os participantes dos projetos se tornaram multiplicadores educacionais e impactaram diretamente cerca de 1 milhão de alunos, responsáveis por mais de 20 mil projetos apresentados em mais de 300 mostras.
Esse é o resultado concreto da mudança de postura de gestores e professores, que passaram a identificar com maior clareza os centros de interesse dos alunos, a valorizar o aspecto autoral da prática pedagógica e a articular os diversos contextos educacionais para construir projetos inovadores, com aulas mais dinâmicas, significantes e estimulantes.
- Carla Mendonça, professora participante da formação em 2007.
“A formação me deu instrumentos práticos para ajudar as crianças a escrever.”
Cristiane Oliveira, participante do projeto de formação Mestres Escritores.“Assim como as crianças, os professores se tornaram pesquisadores.”
Valquíria Alves Pinto, coordenadora educacional.“A partir do curso eu conheci novas formas de mostrar aos alunos como pesquisar.”
Cassio de Oliveira, professor participante da formação.“Por não ser uma proposta expositiva, apenas, eu consigo contemplar o conteúdo de uma forma mais significativa para o aluno. Durante o curso eu já consegui visualizar em quais momentos eu vou poder utilizar o que aprendi na minha prática, quais as metodologias que eu vou buscar…”
André Luis Rodrigues, professor participante da formação do projeto Vida em Comunidade em 2015“Normalmente a gente chega com a teoria… O curso vai mostrando pra gente que as crianças podem aprender através da prática, com experimentos, com jogos.
Isso facilita bastante nosso trabalho em sala de aula…”Vanessa Amaral, professora participante da formação do projeto Vida em Comunidade em 2015.