Ambiente de alfabetização e letramento

Uma solução de aprendizagem que se fundamenta no conceito atual de alfabetização, que vai além de decodificar e codificar textos e envolve a inclusão em práticas diferenciadas de leitura e escrita, de tal forma que a criança possa vivenciá-las com autonomia. O programa contribui com o desenvolvimento das competências de linguagem nos primeiros anos do ensino fundamental, proporcionando maior interação com instrumentos de aprendizagem em diferentes plataformas e estimulando os estudantes a se desenvolverem em todas as áreas e a dominarem as várias formas de linguagem para que sejam capazes de se expressar e de compreender e interferir na realidade, percebendo-se como protagonistas de sua própria história.

  Conheça os projetos relacionados

O que é

Alinhado aos objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o projeto estimula a leitura, a compreensão e a produção de textos, favorecendo a articulação entre a aprendizagem de leitura e de escrita e os componentes curriculares. A proposta se fundamenta em recursos que convidam a criança a ouvir, contar, inventar, desenhar, escrever e ler histórias, valorizando o potencial de cada aluno como autor, incentivando a criatividade e ampliando as possibilidades de expressão e o significado do registro escrito.

Estratégias

Para estudantes

  • Disponibilização dos instrumentos impressos Mestre dos Contos, que estimulam o trabalho com contos e outras formas de narração oral, visual e escrita.
  • Acesso a instrumentos digitais, jogos e objetos de aprendizagem exclusivos elaborados com apoio de especialistas em Educação e tecnologia.
  • Acesso a redes seguras de interação exclusivas para participantes do projeto.

Para educadores

  • Realização de encontros formativos, com apoio de especialistas em alfabetização e letramento.
  • Disponibilização de recursos impressos e digitais específicos.

Para familiares e comunidades                    

  • Disponibilização de recursos impressos e de materiais digitais exclusivos, com foco no letramento e apoio à alfabetização.

O projeto na prática